Estamos sempre em movimento, desde bebês até quando idosos. Fazer o grande jogo da vida pode afetar o emocional, como também pode fortalecer, Diante disso, você sabe o que é inteligência emocional? Então dá uma olhada!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional diz que por via do equilíbrio entre emoção e razão. É um termo que está sendo utilizado há algumas décadas e pode ajudar no melhor gerenciamento das próprias emoções. Dessa forma, a inteligência emocional representa uma melhor qualidade de vida tanto na vida pessoal, como também no mercado de trabalho. Cientificamente conceituada como a habilidade para reconhecer o significado das emoções e suas interrelações, assim como raciocinar e resolver problemas baseados nelas, a inteligência está envolvida na capacidade de perceber emoções, assimilá-las com base nos sentimentos, avaliá-las e gerenciá-las. Estudos sugerem que alta inteligência emocional aponta à qualidade das relações e interações sociais, a habilidades sociais e ao comportamento, relações familiares mais saudáveis, maiores graus de otimismo e qualidade de vida.
Consequências da inteligência emocional
Por outro lado, estudos sugerem que baixa inteligência emocional estaria relacionada ao uso de álcool, cigarro e drogas ilegais, comportamento autodestrutivo, interações pobres (pouco significativas e sem profundidade) com amigos, além de sentimentos de impotência. Outros estudos apontam que a inteligência emocional auxilia no controle do estresse, no desempenho profissional e na comunicação efetiva, assim como também pode apoiar as pessoas com suas emoções, para poderem produzir pensamentos e significados. Além disso, pessoas emocionalmente inteligentes frequentemente apresentam escores altos em inteligência verbal, social, além de outras inteligências e teriam uma tendência a serem mais abertas a novas experiências e mais sociáveis. Estas pessoas se inclinam mais a trabalhos que envolvem interações sociais do que a profissões que requerem atividades administrativas e financeiras, tendendo a estarem mais aptas para identificar e reportar suas metas, conquistas e objetivos.
Características da inteligência emocional
Alguns estudos relatam algumas características que apontam uma inteligência emocional nas pessoas, especialmente três competências. São elas:
- Autoconhecimento emocional: reconhecer quais emoções estão sendo sentidas no momento em que aparecem e saber falar sobre eles;
- Identificação de necessidade emocional: uma competência similar à empatia, mas com foco prático em como sentir as necessidades do eu e dos outros, para assim responder de forma efetiva.
- Regulação emocional: ao saber que emoções são passageiras, o sentido da regulagem seria para a pessoa filtrar o que seria questão dela e para ela, de questão para o outro e os outros.
- Influência: a habilidade das pessoas em lidar de forma efetiva e adaptada nas situações que envolvessem pressões e demandas ambientais.
Pessoas emocionalmente inteligentes
As pessoas emocionalmente inteligentes se mostram mais realizadas ao responder a situações de pressão e estressantes, pois ao sentir a própria emoção, são capazes de regulá-las e, a partir desse ponto, as utilizam para superar problemas. Embora o gerenciamento de pessoas envolva suas capacidades técnicas, também é preciso dar foco às competências emocionais e a posse de ambas as habilidades poderia fornecer informações relevantes para otimizar a execução dos trabalhos organizacionais
Inteligência emocional no trabalho
A inteligência emocional pode fortalecer o desempenho da pessoa em seu contexto profissional, bem como suas relações interpessoais dentro de um ambiente organizacional, que geralmente é marcado por conflitos. Dentro de uma empresa, o profissional com boa inteligência emocional pode promover uma dinâmica de respeito mútuo e cooperação entre a equipe e, assim, contribuir para um clima profissional saudável, já que há mais disposição em poder descobrir os estados emocionais dos outros em volta de forma equilibrada, além de poder identificar as suas próprias percepções e aprimorá-las. Tal posição favorece tanto a pessoa, quanto a empresa. Além disso, nos últimos estudos de seleção pessoal para empresas, a cada dia que passa há mais necessidade de um profissional com reconhecimento de habilidade de inteligência emocional no mercado. Isso pois, de acordo com as empresas, as habilidades emocionais são elementos vitais para o bom funcionamento de uma organização e cruciais para solução de problemas.
Vantagens da inteligência emocional
Uma das vantagens de uma pessoa emocionalmente inteligente é que a adaptação da vida diária (pessoal, interpessoal e profissional) não depende unicamente da atividade intelectual. Sobretudo, eles são largamente influenciados por outros fatores, como sensibilidade emocional, competências emocionais e sociais, além da capacidade de sentir e pensar de forma integrada de modo a utilizar estas informações para criação de comportamentos estratégicos e resolução de problemas. Além do mais, foi encontrado nos estudos recentes mais índices de satisfação de vida aumentada, capacidade de resolução de problemas, além de menores níveis de ansiedade em indivíduos inteligentes emocionalmente.
Inteligência emocional e autoconhecimento
No contexto terapêutico, a pessoa emocionalmente inteligente pode ter mais facilidade em autoconhecimento emocional, como identificar, sentir, regular, controlar suas emoções e pensamentos produzidos por si mesmos, como também separar as demandas do outro, em situações que possam surgir incômodo ou estresse. Pode compreender melhor as relações de si com o mundo numa melhor compreensão do ambiente em volta com uma identificação de necessidade emocional, e superar conflitos, gerando certa regulagem emocional que promova um bem estar. Numa terapia, a pessoa emocionalmente inteligente pode ter a capacidade de reconhecer e discriminar as emoções, como a dos outros também. Por isso, não perca tempo e procure expandir a sua inteligência emocional hoje mesmo!
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Referências:
WOYCIEKOSKI, C. & SIMON, C. Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2009;22(1).
GOLEMAN, D. O poder da inteligência emocional: como liderar com sensibilidade e eficiência. Editora Objetiva. 1ª edição. 2018.
BUENO, J. et al. Inteligência emocional: um estudo de validade sobre a capacidade de perceber emoções. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2003;16(2).
ROBERTS, R.D. et al. Inteligência emocional: um constructo científico? Paidéia. 2002;12(23).
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